18 de mar. de 2011

Obito Uchiha (うちはオビト, Uchiha Obito) foi um membro do clã Uchiha de Konohagakure. Se acreditava que ele tinha morrido durante a Terceira Guerra Mundial Shinobi, com seu único legado sobrevivente sendo o Sharingan que ele deu ao seu companheiro de equipe, Kakashi Hatake. Na verdade, Obito foi salvo da morte e treinado por Madara Uchiha, mas os acontecimentos da guerra deixaram Obito desiludido com o mundo, e ele tentou substituí-lo por um novo. Usando o pseudônimo de Tobi (トビ, Tobi) e Madara Uchiha, Obito manipulou a Akatsuki das sombras para continuar seus planos, eventualmente, indo a público com eles e, no processo, iniciando a Quarta Guerra Mundial Shinobi. Ele teve uma mudança no coração após a conclusão da guerra, no entanto, ele acabou sacrificando sua vida para salvar o próprio mundo que ele procurou substituir.

Em sua juventude, Obito estava sempre atrasado, a maioria das vezes devido às boas ações que ele fazia, como ajudar os idosos. Em um ponto de sua vida, ele comentou que conhecia todas as pessoas idosas de Konoha. Obito também facilmente ia às lágrimas, que ele sempre insistiu que era porque tinha algo em seus olhos, apesar de usar óculos de proteção. Pelo fato de Obito ter crescido sozinho e sem os pais, ele procurou ser reconhecido por todos e, como resultado, sonhava em ser Hokage e salvar o mundo. Obito era apaixonado por Rin, que era seu único ponto de apoio neste sonho, apesar de perceber que ela era apaixonada por Kakashi por sua vez. A partir disso, Obito começou a invejar as habilidades prodigiosas de Kakashi e constantemente procurava ultrapassá-lo. Em última análise, Obito nunca teve a chance de revelar seus sentimentos a Rin antes de sua suposta morte. Como Kakashi observou, Obito compartilhava muitas das qualidades de Naruto, incluindo uma rivalidade unilateral com seu parceiro gênio e sentimentos unilaterais por seu parceiro feminino. Ele também possuía os mesmos desejos de Naruto em se tornar um Hokage que jamais abandonaria seus companheiros. Obito tinha fortes sentimentos por seus companheiros, pelo Hokage e pelos shinobi, qualidades que fizeram dele ideal para a corrupção, de acordo com Madara. No final, ao testemunhar a morte de Rin, a determinação e idealismo de Obito foram destruídos e sua Vontade do Fogo foi quase completamente extinta.

Após se aliar a Madara e ser condicionado por ele para continuar seu trabalho, Obito se tornou extremamente focado, recolhido e sério. De sua antiga lealdade e ideologias veio uma grande amargura, fazendo ele se sucumbir a Maldição de Ódio de seu clã, com o mundo inteiro sendo o objeto de seu ódio, com o sistema shinobi que levou à morte sem sentido de Rin sendo o responsável por ele perder a esperança nele. Declarando que ele não se importava mais com seu bem-estar e que nada neste mundo importa além do Plano Olho da Lua, Obito passou a perseguir o seu objetivo sem levar em conta o custo pessoal dos outros. Essa falta de empatia se estendeu àqueles que uma vez importavam para ele, atacando-os sem hesitação, acreditando que ele poderia recriar qualquer coisa que ele eliminou no mundo dos sonhos que ele planejava criar com o Tsukuyomi Infinito. Afirmando que ele estaria indo acima e além do que o seu objetivo original de ser Hokage implicaria, Obito tentou convencer a si mesmo e até mesmo seus inimigos que só o seu mais novo caminho traria a verdadeira paz. Apesar de suas afirmações contrarias, o amor de Obito para com seus antigos companheiros, e Rin em particular, manteve-se, com sentimentos que se mostraram fortes o suficiente para ele recuperar a consciência e assumir o controle sobre o Jūbi. No anime, apesar de sua indiferença para com o mundo, Obito é mostrado um pouco simpático ao testemunhar a perda de entes queridos, como prometendo silenciosamente para Nagato e Konan que eles iriam se reunir com Yahiko no mundo dos sonhos, sem falta dos outros.

Embora ele fosse frequentemente arrogante e desrespeitoso com aqueles que ele considerava fraco, Obito não deixava de elogiar os outros. Seu próprio desdém por seus antigos sonhos e rebaixamento da moral de seus adversários foi estendido para os seus antigos companheiros, repreendendo Kakashi por abrir a boca tão facilmente, e Might Guy por ele esquecer dos rostos das pessoas. Embora as palavras de Obito fossem muitas vezes dolorosamente marcantes, elas geralmente eram muitas vezes verdadeiras, com a capacidade de abalar severamente a moral dos outros, até mesmo a determinação de Naruto após a morte de Neji Hyūga. A este respeito, Madara observou que Obito tinha se tornado muito parecido com o seu próprio eu do passado. Obito também tinha assumido uma disposição agressiva e sádica, levando o recém-nascido Naruto como refém para libertar Kurama de sua mãe, e zombando abertamente daqueles que ele colocou em situações terríveis.

Obito era um mestre manipulador, seja para corromper sutilmente os objetivos próprios de seus alvos, omitindo partes das histórias ou eventos para seu próprio benefício, como fez com Sasuke, ou aparecer para compartilhar suas crenças. Como Madara lhe ensinou, Obito aproveitou a escuridão dentro dos corações de seus alvos para controlá-los, isso é melhor visto na existência da Akatsuki com seus membros descontroladamente diferentes trabalhando juntos, porque eles acreditavam que a organização promoveria seus próprios fins, enquanto, na realidade, serviam como meros instrumentos para promover os objetivos de Obito. A lealdade de Obito não se estendia para ninguém além de si mesmo, até mesmo traindo Madara, alegando que ele nunca o considerou um aliado. Ele era capaz de ter muita paciência para alcançar seus objetivos; no entanto, ao aproximar-se da conclusão de sua ambição final, ele começou a descartar a cautela e avançar de forma mais agressiva e decisiva, insistindo que o Tsukuyomi Infinito seria iniciado imediatamente. Obstinado na busca de seus objetivos, ele estava até mesmo disposto a assumir enormes riscos para si mesmo a fim de prosseguir com seus planos.

Quando introduzido pela primeira vez como "Tobi", Obito exagerava ao interpretar sua antiga personalidade a extremos ridículos, exercendo o papel de idiota que irritava a maioria dos membros da Akatsuki, embora Kisame apreciasse a capacidade de Tobi em iluminar uma organização sombria, como a deles. No anime, Obito foi mostrado manter esta farsa, mesmo quando ninguém estava por perto. Eventualmente, Obito descartou seu papel como um tolo e assumiu um papel mais direto em seus planos. Durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi, Obito adquiriu um pouco de fixação por Naruto, que o lembrava de si mesmo em sua juventude. Por causa das semelhanças entre Naruto e sua auto criança, Obito manifestou grande raiva por Naruto continuar a seguir a mesma ideologia que ele já seguiu, considerando-o incrivelmente ingênuo e infantil por ainda acreditar em tais princípios.

Kakashi, depois de deduzir a razão para isso e suas ações, observou que a Vontade do Fogo de Obito nunca tinha realmente desaparecido e que sua negação lhe estava causando um tumulto interior que estava o rasgando por dentro. Durante seu confronto com Naruto e Sasuke, Obito imaginou brevemente o modo como sua vida poderia ter sido se ele tivesse voltado para Konoha quando Rin morreu e para seus companheiros, mesmo indo tão longe a ponto de imaginar a si mesmo como Hokage, apesar de não entender por que conscientemente. Ao ver essas visões novamente, Obito começou a concluir que ele estava subconscientemente lamentando suas ações afiliadas com o Plano Olho da Lua. Apesar de conscientemente se convencer a não se arrepender, desde que ele pudesse fazer o plano se concretizar, as ações de Naruto, em última análise, conseguiram mudar a mentalidade de Obito, permitindo-lhe superar sua Maldição de Ódio.

Com a máscara da mentira enfim retirada, Obito entendeu por que Naruto estava conseguindo enquanto ele próprio havia falhado. Como resultado, Obito expressou abertamente arrependimento por suas ações e até mesmo escolheu se redimir de alguma maneira, tentando seguir Nagato em oferecer a própria vida para reviver todas as pessoas que ele e Madara haviam matado durante a guerra, expressando solenemente que ele era indigno de ver Rin na vida após a morte. Apesar de seus esforços falharem, Obito escolheu desafiar Madara abertamente, seu salvador e professor, provando que Obito havia retornado ao seu antigo eu. Com o mundo ainda em grande perigo, Obito finalmente tomou as palavras de Naruto sobre o que significa ser um Hokage para o coração e declarou que ele estaria diante de seus companheiros, mesmo que ao custo de sua própria vida por amor a eles, mostrando grande preocupação por eles durante várias casos em sua batalha contra Kaguya.

Quando criança, Obito tinha cabelo curto e espetado e olhos negros. Ele usava um uniforme azul de manga comprida com proteções de metal na parte detrás de suas mãos, bem como um casaco azul com um colar laranja e acompanhamentos. A jaqueta era presa ao resto da roupa por dois botões na gola, e tinha o símbolo do clã Uchiha nas costas. Ele também usava um cinto branco, sandálias shinobi, o protetor de testa padrão de Konoha com um pano azul escuro, e um par de óculos com lentes laranja conectados a protetores auriculares. Durante a batalha na Ponte Kannabi, Obito deu seu olho esquerdo para Kakashi como um presente de despedida. Depois que ele foi retirado dos escombros em Kusagakure, Madara substituiu seu lado direito destruído com o corpo artificial de Hashirama, apesar de o lado direito de seu rosto permanecer fortemente marcado na forma semelhante a profundas rugas. Durante sua reabilitação, Obito deixou o cabelo crescer, com a forma semelhante à de Madara. Na época do ataque da Kyūbi, ele cortou o cabelo para um tamanho menor e usava uma longa capa preta com capuz e uma máscara amarelo-alaranjando com um padrão que se assemelhava a sua cicatriz facial.

Durante seus primeiros encontros com Itachi e Kisame, Obito foi visto com o penteado de Madara, e usava uma máscara com um padrão de chamas negras ao se encontrar com o primeiro. Enquanto controlava Kirigakure e conheceu Kisame, ele usava um quimono azul escuro e tinha grande parte de seu corpo, incluindo o seu braço direito e mão, envolto por ataduras. Como Tobi, Obito usava uma máscara laranja com um padrão de espirais que incidiam sobre o seu olho direito, que lembra quando Guruguru ficou envolto nele. Sob o seu manto da Akatsuki, ele usava um top preto de manga comprida que também cobria seu pescoço e queixo, um par de luvas pretas e um par de calças de cor escura, juntamente com sandálias padrão e estribos brancas. Em sua cintura, ele usava um cinto grosso preto com placas de metal semelhantes a armadura presas a ele; ele tinha as mesmas placas de metal em seus ombros e usava um lenço verde antes de se tornar parceiro de Deidara. Obito usava esmalte azul (preto no mangá) nas unhas de seus dedos das mãos e pés, e usava o anel roxo de Sasori, que tem o kanji para "joia" ou "esfera" (玉, gyoku), em seu polegar esquerdo.

Depois de sua máscara anterior ser destruída por Konan e implantar o Rinnegan esquerdo de Madara, Obito começou a usar uma nova máscara, que era branca com uma tonalidade roxa que cobria toda a metade superior da cabeça. O desenho da máscara se assemelhava a uma combinação do Sharingan e Rinnegan, que consiste em uma ondulação padrão com três tomoe em torno do centro, dois dos quais atuavam como buracos para os olhos da máscara. Ele comentou para Naruto que esta nova máscara foi projetada especificamente para o combate, o que a tornava muito resistente. Ele também vestia uma roupa semelhante a roupa tradicional do clã Uchiha durante o Período dos Reinos Combatentes. Este traje incluía um par de calças e luvas pretas, com uma presumivelmente camisa branca (preta no anime antes do episódio 325) por baixo. Sobre isso, ele usava um manto roxo de gola alta e manga longa que se dividia na metade inferior e com o símbolo Uchiha na parte de trás. Em torno de sua cintura, ele usava um obi de cor roxa simples e um cinto. Amarrada às costas, ele carregava a gunbai de Madara, agora com ornamentos roxos e pretos e tomoe preto, ligados a uma corrente preta que percorria na manga direita. Durante sua primeira reunião com Madara após sua reencarnação, ele soltou a gunbai das correntes e a devolveu para Madara.

No processo de selamento do Jūbi em si mesmo, o cabelo de Obito se tornou inteiramente branco. Imediatamente depois de se tornar jinchūriki do Jūbi, o corpo de Obito passou por uma transformação drástica: sua pele ficou branca, dez saliências emergiram em suas costas – cinco perto de seus ombros e cinco perto de seus quadris – bem como uma variedade negra de dez marcas de magatama que apareceram em suas costas; com um grande padrão semelhante ao Rinnegan dentro dela, e nove menores dispostos em fileiras de três abaixo dele. Além disso, todo o lado direito do seu corpo ganhou um padrão semelhante a escamas, substituindo as cicatrizes que ele adquiriu quando criança. Quando Obito conseguiu ganhar o controle do Jūbi, ele passou por uma nova transformação. Nesta nova forma, as dez saliências em sua volta formaram uma gola e se estenderam formando um haori, dois chifres brotaram em sua testa – com os da esquerda sendo menores que os da direita – e seis marcas de magatama apareceram em seu peito. Após os Bijū serem retirados dele, Obito voltou à sua aparência original, porém, mantendo o cabelo branco. Mais tarde, quando Zetsu Negro tomou brevemente controle total de Obito, Madara pegou o seu Rinnegan esquerdo e devolveu para ele seu olho esquerdo original, que ele havia dado a Kakashi.

Durante a sua imaginação de como sua vida seria se ele tivesse voltado a ser um shinobi de Konoha, enquanto lutava contra Naruto, Obito é retratado vestindo ambos os uniformes Uchiha e Konoha, mas com sua bandana modificada com tampas que se estendem até a metade esquerda de seu rosto para esconder sua órbita vazia à esquerda.

Obito cresceu sem saber quem eram seus pais, tendo uma infância triste que o levou a sonhar em um dia se tornar Hokage para que as pessoas da aldeia pudessem reconhecer sua existência. Obito chegou tarde para a sua matrícula na Academia, mas ficou aliviado quando Rin Nohara lhe entregou os documentos de inscrição. Ele finalmente se formou com a idade de 9 anos e foi colocado no Time Minato com Rin e Kakashi Hatake sob a liderança de Minato Namikaze. Para seu teste final para se tornarem genin, Minato encarregou seus potenciais alunos a tomarem um dos dois sinos dele em combate. Depois de não conseguir pegar nenhum sino sozinho e vendo que a habilidade de Minato estava bem acima de sua própria, Obito concordou em trabalhar com sua equipe para conseguirem os sinos. Em última análise, Minato aprovou os três, como eles conseguiram realizar o teste real: mostrar o trabalho em equipe.

A equipe mais tarde participou do Exame Chūnin, durante o qual Obito chegou tarde para o segundo teste na Floresta da Morte, depois de ter parado para ajudar uma mulher idosa. Quando o Time Minato se deparou com um time adversário, Obito tentou impressionar Rin com a técnica de fogo do clã Uchiha, mas acabou se engasgando com o doce que a senhora idosa lhe tinha dado e logo foi derrotado por Might Guy. Ele treinou extensivamente entre o segundo e terceiro exame e contou para Rin sobre seu sonho de se tornar Hokage; No entanto, ele foi eliminado em um outro combate contra Guy, que foi então derrotado por Kakashi, permitindo-lhe subir para o posto de chūnin. Obito conseguiu atingir o posto alguns anos mais tarde na idade de 11 anos.

Durante a Terceira Guerra Mundial Shinobi, Kakashi foi colocado no comando da equipe durante uma missão para destruir a Ponte Kannabi, o que impediria Iwagakure de usar Kusagakure como um ponto de refúgio. Antes de iniciar a missão, Minato e Rin deram presentes a Kakashi para comemorar sua promoção a jōnin, embora Obito tenha esquecido, piorando, assim, sua relação já problemática. Minato foi chamado para a linha de frente, deixando a equipe para realizar a missão sozinha. Os três foram então descoberto por shinobi de Iwa e Rin foi capturada. Kakashi diz para eles abandonarem Rin, acreditando que era mais importante terminar a missão antes de se preocupar com sua segurança. Obito ficou furioso com a ideia e insistiu que eles deveriam se concentrar em seu socorro. Quando Kakashi recusou, Obito o deixou sozinho, observando que Kakashi era pior do que o lixo por abandonar seus amigos.

Obito localiza a caverna que os shinobi de Iwa usavam como esconderijo, mas antes que pudesse fazer muito progresso, ele foi encontrado e atacado por um Taiseki camuflado. Tendo uma mudança em seu coração por causa das palavras de despedida de Obito, Kakashi chegou e salvou Obito, protegendo-o do ataque de Taiseki e perdendo seu olho esquerdo no processo. Para salvar seu companheiro de equipe, Obito despertou seu Sharingan pela primeira vez, o que lhe permitiu ver através da camuflagem de Taiseki e matá-lo. Os dois encontraram e libertam Rin de suas restrições, o que forçou Kakkō a fazer a caverna desabar sobre eles. Enquanto eles tentavam fugir, a visão limitada de Kakashi começou a atrapalhá-lo muito, e quando Obito percebeu que ele estava prestes a ser esmagado por uma pedra que caia em seu ponto cego, ele o empurrou para fora do caminho e ficou preso sob os escombros em seu lugar, esmagando a metade direita de seu corpo.

Com nenhuma forma de escapar, Obito aceitou seu destino e fez uma oferta: decidindo dar para Kakashi seu Sharingan esquerdo, como um pedido de desculpas por ter se esquecido de lhe dar um presente anteriormente. Rin realizou o transplante e uma vez que o procedimento foi concluído, Kakashi usou seu novo Sharingan para matar Kakkō. Os reforços de Iwa rapidamente começaram a comprimir ainda mais os escombros, obrigando Kakashi e Rin a deixarem Obito para trás. Enquanto as rochas se comprimiam ao redor dele, Obito lamentou que isso teve que acontecer agora que ele finalmente se tornou amigo de Kakashi e por ter sido incapaz de confessar seus sentimentos para Rin. Minato resgatou Kakashi e Rin, com Obito acreditando-se estar morto, tendo o seu nome marcado no Memorial de Pedra.

Na realidade, Obito foi resgatado por um Madara Uchiha idoso, que encontrou o Uchiha mais novo quando o desmoronamento levou-o para um dos túneis que levavam ao Cemitério das Montanhas. Embora seu Sharingan tenha ficado milagrosamente ileso, todo o lado direito de seu corpo para baixo do pescoço foi completamente destruído, o que levou Madara a reconstruir seu corpo usando o corpo artificial de Hashirama, e também colocando secretamente um selo amaldiçoado no coração de Obito para restringir determinadas ações, como cometer suicídio. Dizendo para Obito que ele agora lhe devia sua vida, Obito declarou que ele queria voltar para Konoha e estar com seus amigos. Madara lhe informou que seu novo corpo iria impedi-lo de se tornar um shinobi de novo, e que no final não importa. Madara pregou sobre a natureza implacável da realidade e como ele tinha um plano para mudar o mundo. Ainda não convencido, mas sendo incapaz de sair, Obito permaneceu sob o Cemitério das Montanhas para se recuperar. Enquanto estava em fase de reabilitação para usar seus novos membros, que ele conheceu e fez amizade com Zetsu Branco e outro Zetsu com um rosto espiral chamado Guruguru.

Quando Obito finalmente foi se acostumando com as novas pernas, Zetsu Branco o alertou para o fato de que Kakashi e Rin foram cercados por shinobi de Kirigakure e que eles estavam em perigo. Obito tentou destruir a pedra que bloqueava a saída, mas destruiu o seu braço direito no processo. Guruguru então se envolveu em torno do corpo de Obito e usou o poder da Estátua Demoníaca do Caminho Exterior para destruir a pedra. Enquanto Obito se preparava para sair, ele diz a Madara que ele não tinha intenção de voltar, mas lhe agradeceu por ter salvado sua vida. Madara por sua vez, diz que ele voltaria de bom grado e lhe agradeceria sinceramente. Usando Guruguru para localizar seus amigos, ele descobriu que Minato estava ausente mais uma vez. Em seu caminho, o encaixe do olho esquerdo de Obito teve um vislumbre do que o olho esquerdo estava realmente vendo, mas ele negou o que havia visto. Ao chegar ao campo de batalha, ele ficou chocado ao ver que Kakashi tinha empalado Rin através do coração com seu Chidori. Após Rin morrer, seu Sharingan amadureceu em um Mangekyō Sharingan, com o de Kakashi passando pelo mesmo processo. Enfurecido com a morte de Rin, Obito respondeu usando uma combinação de seu Kamui e suas habilidades da Liberação de Madeira recém-despertadas para matar todos os shinobi de Kiri. Ignorando Kakashi completamente, Obito abraçou o corpo sem vida de Rin e, com as palavras de Madara ainda ecoando em sua mente, prometeu que iria criar um mundo onde eles poderiam ficar juntos novamente.


0 comentários:

Postar um comentário